Missão

Intervir e agir, pelo bem-estar dos nossos filhos!

A educação dos nossos filhos é um pilar fundamental para o seu crescimento e para a construção de valores de capacitação individual, de aquisição de competências, de ética e solidariedade e de educação cívica.
Este papel está, fundamentalmente, atribuído aos professores em ambiente escolar, mas também à comunidade, aos pais e encarregados de educação.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica Gomes Freire de Andrade (APGFA) está ciente da sua responsabilidade enquanto parceiro cooperante com os demais intervenientes na educação e transmissão de valores às nossas crianças, conforme explanado no artigo 5º dos seus estatutos:
  1. Contribuir para a defesa e efetivação dos direitos e deveres que assistem aos pais e encarregados de educação, relativamente à educação dos seus filhos ou educandos;
  2. Contribuir para o desenvolvimento equilibrado da personalidade do aluno;
  3. Propugnar por uma política de ensino que respeite e promova os valores fundamentais da pessoa humana.
A APGFA está ciente que a atual conjuntura económica e social condiciona a disponibilidade de muitos pais e encarregados de educação em intervir mais ativamente no quotidiano da escola, pelo que o apoio que venhamos a prestar assume uma importância premente neste contexto.
Neste sentido, apresentamos como principais desígnios para o este mandato de dois anos:
  1. Fortalecer a relação de proximidade com os pais e encarregados de educação;
  2. Fortalecer a intervenção junto do coordenador da escola, no sentido da pronta resolução de situações desajustadas, designadamente a limpeza e higiene dos sanitários e a segurança da porta de entrada;
  3. Continuar a promover atividades diversificadas e de enriquecimento lúdico e cultural das crianças;
  4. Incrementar a intervenção junto de entidades oficiais e particulares sempre que tal se revele necessário e tenha em conta o legítimo interesse dos alunos, pais e encarregados de educação;
  5. Colaborar mais ativamente com a Escola e o Agrupamento em atividades de carácter pedagógico, desportivo, cultural, social ou outras.
Reafirmamos o nosso compromisso em intervir e agir pelo bem-estar dos nossos filhos e educandos, cumprindo sempre os desígnios a que nos propomos!